Mundo

Canadá: Mulher com 95 anos é estrela do atletismo

Olga Kotelko tem 95 anos e uma carreira invejável no atletismo que, apesar de só ter começado aos 77, já lhe valeu 750 medalhas de ouro e 30 recordes mundiais.
Versão para impressão
Olga Kotelko tem 95 anos e uma carreira invejável no atletismo que, apesar de só ter começado aos 77, já lhe valeu 750 medalhas de ouro e 30 recordes mundiais. Para esta atleta sénior, a idade é “apenas um número”, pelo que nunca é demais fazer aquilo de se gosta mais. 
 
Desde arremesso de dardo, peso e disco a saltos em comprimento, altura, triplo e corridas em pista, Olga Kotelko é uma das maiores estrelas do atletismo no Canadá. Filha de um casal de agricultores ucranianos, viveu e cresceu numa fazenda onde o trabalho físico diário fez dela uma pessoa muito ativa.

Quando o seu casamento chegou ao fim, decidiu fazer as malas e mudar-se para o Canadá onde, aos 77 anos, descobriu o atletismo. “Para mim, a idade é só um número”, afirma à BBC. “Não me interessa quantos tenho nem quando os faço. A minha preocupação é a forma como envelheço”.


Olga é presença assídua no Campeonato Mundial de Atletismo Master, sendo que, no escalão para atletas com de mais de 90 anos, conta já com 30 recordes mundiais. O segredo, diz, está na “boa genética e nos trabalho feito diariamente, nos treinos”. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub