Sociedade

Campo de Aljubarrota será Monumento Nacional

O Campo da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, Porto de Mós receberá a classificação de Monumento Nacional, segundo informou hoje o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota onde assina
Versão para impressão
O Campo da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, Porto de Mós receberá a classificação de Monumento Nacional, segundo informou hoje o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota onde assinava o contrato para recuperação da Capela de São Jorge.

“O processo está praticamente concluído. Neste momento está na Direcção Regional da Cultura do Centro e será feito aquilo que o gabinete da senhora ministra da Cultura foi indicado para fazer, de modo a que ela o possa agendar em Conselho de Ministros. Este ano, com certeza, o decreto de classificação poderá sair em Diário da República”, frisou o mesmo responsável citado pela Lusa.

O campo de batalha situa-se a dois quilómetros do Mosteiro da Batalha e estará sob proteção efetiva. O secretário de Estado salientou ainda a raridade da classificação ao Campo da Batalha de Aljubarrota.

“Tem um significado importante. Nos últimos cinco anos, só me lembro de quatro monumentos nacionais classificados, apesar de haver muitos imóveis de interesse público de valor nacional. Só por exceção é que um monumento nacional é classificado. O país tem as suas “jóias da coroa” devidamente protegidas, agora trata-se de protege-las efetivamente. E aí não é por decreto, é por pessoas, equipas e sinergias”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório