Sociedade

Caminha: Famílias receberam apoios à natalidade

A Câmara Municipal de Caminha entregou, na passada semana, mais 52 cheques de incentivo à natalidade e à adopção num investimento total de 31.250 euros, de acordo com nota oficial da autarquia.
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Caminha entregou, na passada semana, mais 52 cheques de incentivo à natalidade e à adopção num investimento total de 31.250 euros, de acordo com nota oficial da autarquia.

Estas últimas verbas entregues, que visam aliciar e manter a população jovem no concelho e combater o envelhecimento da população, dizem respeito ao período entre março e agosto do ano corrente. Ao todo, ao abrigo deste programa de incentivos já foram ajudadas 169 crianças desde 2009, num investimento total de 105 mil euros.

Numa altura de cortes orçamentais e de poupança, o vereador da Acção Social, Paulo Pinto Pereira, lembrou que as reduções no orçamento “não podem incluir as famílias, porque elas são as principais afetadas”.

O vereador quis também encorajar os pais e lembrar “que a Câmara está aqui para ajudar da melhor maneira possível”, e recordou também que para aqueles que já têm mais filhos e que estes têm mais idade, a autarquia oferece outro tipo de ajudas como o pagamento dos livros escolares do 1º ciclo e os incentivos no ingresso ao ensino superior.

“Não vejo isto como um incentivo à natalidade, porque ninguém tem um filho para receber 750 euros, mas sim como um prémio, pela coragem de ser pai ou mãe. E hoje em dia, da forma como as coisas estão, é mesmo preciso ter muita coragem para decidir criar filho, seja ele biológico ou adotado”, disse à Lusa Vera Passos.  

Os pais recebem entre 500 a 1000 euros, conforme o número de filhos e consoante a freguesia onde habitam, se litoral ou interior, funcionando numa lógica de discriminação positiva, fundamentada numa política de combate à desertificação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório