Cultura

Camané: “Príncipe do fado” em destaque nos EUA

Este fim-de-semana, Camané vai estar em concerto a cidade de New Bedford, Estados Unidos. A presença do cantor português está em destaque na imprensa local, com o site South Coast a alertar os leitores para a presença do "Príncipe do fado".
Versão para impressão
Este fim-de-semana, Camané vai estar em concerto a cidade de New Bedford, Estados Unidos. A presença do cantor português está em destaque na imprensa local, com o site South Coast a alertar os leitores para a presença do “Príncipe do fado”.
 
A jornalista Lauren Daley conta que antes desta visita, Camané apenas esteve nos EUA uma vez, em 2011, para tocar num espetáculo em Brooklyn. Agora, os norte-americanos têm uma nova oportunidade de assistir a um “concerto do ‘príncipe do fado’, um dos cantores de fado mais famoso em Portugal”.

No artigo, a jornalista destaca os discos de prata, ouro e platina já conquistados pelo fadista que, este sábado, toca no palco do Zeiterion Performing Arts Center, em New Bedford (estado de Massachusetts).

Antes do concerto, Na sexta-feira, Camané vai ser a estrela do evento “Conviver com Camané,” no restaurante Cotali Mar, onde será servida comida portuguesa e onde será possível ouvir o fadista cantar alguns temas.


Para os principiantes nesta música tradicional portuguesa, Lauren Daley explica que a palavra fado significa “destino” e que surgiu no início do século XIX. “É caracterizado por letras melancólicas e poéticas e conta com um cantor(a) acompanhado(a) por uma guitarra acústica, baixo e guitarra portuguesa”, lê-se ainda no artigo.
 
A jornalista traça também o percurso de Camané, de 47 anos, cujos irmãos também seguiram uma carreira no fado. Destacando os principais momentos e discos da carreira do fadista, o artigo termina recomendando os leitores que “apanhem o fadista assim que puderem” até porque Camané passara os próximos dias numa tournée internacional que passa pela Holanda, Bélgica, Alemanha e Áustria.

Clique AQUI para ler o artigo completo (em inglês).

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub