Negócios e Empreendorismo

Calçado: Portugal exporta para 132 países

A indústria portuguesa exporta atualmente calçado para 132 países espalhados pelos cinco continentes, o que corresponde a 68% dos países reconhecidos pela ONU, avança a AICEP citando dados da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado.
Versão para impressão
A indústria portuguesa exporta atualmente calçado para 132 países espalhados pelos cinco continentes, o que corresponde a 68% dos países reconhecidos pela ONU, avança a AICEP citando dados da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS).
 
Além disso, o calçado português reforçou, este ano, o seu estatuto como produto que mais contribui positivamente para a balança comercial portuguesa, com um saldo positivo superior a 850 milhões de euros no final de 2011.

De Janeiro a Setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Portugal exportou 1.050 milhões de euros em calçado, valor acima da média da economia portuguesa. Porém, observou-se uma queda de 3,2% das vendas no Reino Unido (para 46 milhões de euros).

 
Fora dos limites da União, saltam à vista os números das exportações para a Rússia (mais 72,7% do que no ano anterior), para os EUA (mais 21,8%), para o Japão (mais 28,6%) e para o Canadá (mais 87,6%).
 
Em praticamente todos os mercados está a observar-se um crescimento das exportações portuguesas de calçado, com destaque para os países da União Europeia, em especial França (crescimento de 10,8% para 162 milhões de euros), Alemanha (21,4% para 113 milhões de euros) e Holanda, onde o aumento foi o mais elevado (22% para 80 milhões de euros).
 
De acordo com a APPICAPS, espera-se que os resultados do último trimestre do ano tragam uma diminuição do ritmo de crescimento das exportações por culpa do abrandamento económico a nível global, mas 2011 assume-se como um ano muito positivo para o nosso país, que conseguiu afirmar-se fortemente no mercado externo do calçado.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório