Negócios e Empreendorismo

Calçado: Marca portuguesa ganha prémio de inovação

NULL
Versão para impressão
A marca portuguesa Xuz venceu o Prémio Revelação GAPI – Prémios Inovação na Fileira do Calçado. As coleções de socas de madeira e tamancos serranos da marca portuguesa foram premiadas na GDS – International Event for Shoes & Accessories, em Frankfurt, Alemanha.

As botas, socas e sandálias, criadas pelas designers Carmo Alvim e Rita Melo, têm uma base em madeira e são feitas à mão porque, segundo declarações de Carmo Alvim à Lusa, “assim o número de modelos e artigos é limitado e não massificado”.

O retomar da tradição

A Xuz foi lançada há três anos pelas duas designers com o objetivo de, segundo o site oficial, “retomar às origens” e refazer os socos que se usavam há uns anos atrás, tornando-os atuais.

“Fomos à procura, em Portugal, de quem dedica a sua vida a trabalha a madeira, cortá-la, afagá-la, sempre a aperfeiçoar a técnica manual de fazer o ‘pau’ do soco, numa tradição que passou de pais para filhos e de avós para netos.

Encontrámos o ‘pauseiro’ em São João da Madeira”, explicam as designers no site da empresa. Em Barcelos, Carmo e Rita encontraram “o tamanqueiro, que trabalha e molda a pele, e a adapta” às solas.

Os prémios do calçado

Os prémios GAPI resultam de uma iniciativa do Centro Tecnológico de Calçado de Portugal e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Também a marca portuguesa Profession Bottier, responsável pelo calçado de Nicolas Sarkozy e Michael Bubblé, foi galardoada com o prémio de prestígio.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório