Saúde

Cafeína pode evitar cancro cutâneo

NULL
Versão para impressão

Uma investigação norte-americana revela que a cafeína pode mesmo ser eficaz na prevenção do cancro de pele. A hipótese já tinha sido levantada mas foi agora reforçada por este grupo de investigadores da Universidade Rutgers, em New Jersey.

O estudo, feito em colaboração com a Universidade de Washington e aplicado em ratos, aponta para que a cafeína interfira na atividade de um gene envolvido na destruição de células cancerígenas.

As conclusões da pesquisa, conduzida por Allan Conney, diretor do Susan Lehman Laboratório para Investigações sobre o Cancro, foram esta segunda-feira divulgadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os investigadores utilizaram ratos geneticamente modificados, com genes ATR (que controlam o ciclo celular) deficientes. Os animais foram expostos, durante 19 semanas, a radiações ultravioleta. Ao mesmo tempo, um grupo de ratos não-modificados também foi exposto.

Concluiu-se que os ratos geneticamente modificados demoraram mais tempo a desenvolver a doença e registaram menos 69% de tumores do que os com genes ATR a funcionar perfeitamente.

Portanto, visto que o café inibe a produção de ATR e que os ratos com genes ATR deficientes tiveram menos tumores, conclui-se que a ingestão de cafeína pode ajudar na prevenção de cancro da pele associado à exposição solar.

Assim que a cafeína foi aplicada na pele de ratos normais, estes desenvolveram menos 72% de células carcinomas, uma forma de cancro de pele.

No entanto, o estudo revelou ainda que, caso a exposição a raios UV seja ainda mais prolongada, o desenvolvimento de tumores ocorre inevitavelmente. Assim, a enzima inibidora do ATR, presente no café, funciona melhor numa fase de prevenção, antes de os cancros induzidos pelas radiações ultravioletas se desenvolverem.

Clique AQUI para aceder ao artigo.

[Notícia sugerida por Vítor Caixeiro, Ana Guerreiro Pereira e Teresa Teixeira]

 


 
.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório