Ambiente

Café, rolhas e cartão para ter cogumelos em casa

Plantar cogumelos em casa parece que está na moda. No mercado nacional surgiu, recentemente, mais uma empresa que comercializa uma simples caixa com um substrato feito de café e de rolhas onde nascem, sem esforço, cogumelos biológicos.
Versão para impressão
Plantar cogumelos em casa nunca foi tão fácil. No mercado nacional surgiu, recentemente, mais uma empresa que comercializa uma simples caixa com um substrato feito de café e de rolhas onde nascem, sem esforço, cogumelos biológicos. Além disso, a Cogus Box é biodegradável e pode ser usada para fertilizar a terra.

por Márcia Moço

Image and video hosting by TinyPicTodo o conceito da Cogus Box é ecológico uma vez que os materiais, o substrato e o cartão da caixa, são produzidos a partir de desperdícios recolhidos pelo fundador do projeto, Fernando Castro, em vários locais como mercados, feiras e cafés.

O jovem do Fundão conduz pelas ruas a sua mota APE50, cedida pela Piaggio, e recolhe os materiais que já ninguém quer. Aliás, este motociclo com caixa fechada é um parceiro fundamental da Cogus Box, já que além das recolhas serve também de 'stand' da marca, sempre que necessário.

Fernando Castro, que trabalhou no desenvolvimento desta caixa durante dois anos, contou ao Boas Notícias que em breve espera fazer nascer cogumelos da espécie 'pleurotus ostreatus em novos subtratos como o bagaço de cana da Madeira, estevas e giestas resultantes de limpezas florestais.

Assim, a Cogus Box promove a alimentação saudável mas também dá uma nova vida aos desperdícios. “A missão da Cogus Box é transformar desperdício em cogumelos porque, na prática, o cultivo de cogumelos é sempre a valorização de subprodutos”, explica.

Produto ecológico a preços acessíveis

Quanto ao conceito dos cogumelos em caixa surgiu, pela primeira vez, nos EUA com o projeto Back to the Roots, criado há três anos. Em 2012, a Cogus Box quis trazer a ideia para Portugal, tal como os portugueses da Gumelo, ainda que os projetos sejam independentes entre si.

MaImage and video hosting by TinyPics a Cogus Box é mais do que uma mini-horta sustentável já que, a sua vida prolonga-se para além do cultivo de cogumelos uma vez que o recipiente de cartão bem como o substrato de borras e rolhas podem ser usados para fertilizar as hortas e jardins.

Para fazer crescer os cogumelos basta cortar um “X” no saco que contém as borras de café e as sementes de cogumelo, que de seguida é introduzido dentro da caixa de cartão e borrifado pelo menos duas vezes por dia. Em 20 dias os cogumelos surgem na 'janela' da caixa e ficam prontos para comer.

Fernando admite que “tem sido um caminho árduo e trabalhoso mas muito compensador. Consegui desenvolver o projeto com o mínimo de investimento possível e está a ter bons resultados. A ideia é disponibilizar um produto com preço mais acessível para que mais gente possa cultivar cogumelos em casa”, explica Fernando Castro.


A Cogus Box pode ser adquirida por encomenda no site oficial do projeto por um valor de nove euros, com portes grátis, ou nas lojas, feiras e mercados aderentes


Clique AQUI para aceder ao site oficial da Cogus Box.
 

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub