Saúde

Café e torradas melhoram a perfomance física

NULL
Versão para impressão
Um estudo realizado pela Sheffield Hallam Universtity conclui que um pequeno-almoço rico em cafeína e hidratos de carbono melhora a performance desportiva. Embora se saiba há já algum tempo que estes dois elementos contribuem para uma melhorar aptidão e resistência física, esta é a primeira vez que os dois, em conjunto, revelam ter um efeito positivo na habilidade e performance desportivas.

A investigação foi feita com base em oito voluntários, com idades entre os 18 e os 22 anos, a quem foi pedido que ensaiassem três jogos de futebol, de forma a testar a sua agilidade, capacidade de drible, cabeceamento e precisão dos pontapés.

Para o primeiro jogo, os participantes ingeriram uma bebida colorida, sem qualquer tipo de cafeína ou hidratos de carbono adicionados, enquanto, para o segundo, a bebida continha apenas cafeína e, para o terceiro, cafeína e hidratos de carbono.

Os resultados obtidos foram posteriormente publicados no British Journal of Sports Medicine e revelam que a bebida que misturava cafeína com hidrocarbonetos correspondeu ao jogo com melhor performance desportiva dos jogadores em termos de velocidade e de precisão.

De acordo com os investigadores, a cafeína contribui para uma maior rapidez na resposta aos estímulos e os hidratos de carbono permitem a manutenção de uma boa performance por mais tempo.

“A combinação de hidratos de carbono com cafeína permitiu que os jogadores aguentassem uma maior intensidade nos sprints e melhorassem a precisão nos pontapés e nos dribles realizados durante os jogos que analisámos”, explica o líder da investigação, Mayur Ranchords, ao Daily Mail.

Tendo em conta os resultados obtidos com a investigação, os cientistas recomendam que os desportistas passem a optar antes por bebidas categorizadas como energéticas e com bastante cafeína em vez daquelas indicadas para a prática desportiva que, para além de terem pouca ou nenhuma cafeína, são altamente concentradas em hidratos de carbono.

Em alternativa, um pequeno-almoço com café e torradas é igualmente uma boa opção para aqueles que, de seguida, irão praticar exercício físico.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Sheffield Hallam Universtity.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório