Ciência

Cães nas empresas podem aumentar produtividade

A presença de cães no local de trabalho pode estimular a produtividade das empresas, aumentando a cooperação e diminuindo os níveis de stress dos trabalhadores.
Versão para impressão
A presença de cães no local de trabalho pode estimular a produtividade das empresas, aumentando a cooperação e diminuindo os níveis de stress dos trabalhadores. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade Commonwealth Virgínia (EUA).

A investigação contou com a participação de 75 trabalhadores divididos em três grupos: os trabalhadores que levam os seus cães para o trabalho, os profissionais que não se fazem acompanhar do seu animal de estimação e aqueles que não têm animais de estimação.


O estudo decorreu ao longo de uma semana numa grande empresa de retalho que emprega mais de 450 pessoas. Esta empresa permite que os seus trabalhadores levem cerca de 20 a 30 cães por dia para o trabalho.

Durante o período de análise, os participantes do estudo preencheram questionários diários e fizeram análises de saliva. Ao analisar os resultados, o investigador responsável pelo estudo, Randolph T. Barker, concluiu que nos dias em que os funcionários levavam os cães os níveis de produtividade eram mais elevados.

Outra situação observada por Barker foi que a presença dos animais no local de trabalho aumenta a cooperação entre os elementos dos departamento e representa um “bónus moral para os empregados”.

Barker observou, por exemplo, que por vezes os colegas sem cães pediam para ir à rua passear o cão de outro trabalhador, promovendo interações breves mas positivas entre os funcionários, além de introduzir a prática de algum exercício físico.

“Ter cães no local de trabalho pode ser uma maneira barata de fazer uma diferença positiva. As diferenças nos níveis de stress entre os dias em que o cão estava presente e ausente foram significativas. Os funcionários como um todo tiveram maiores níveis de satisfação no trabalho do que é habitual”, conclui o investigador.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade Commonwealth Virgínia (em inglês)

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório