Mundo

Cabo Verde recebe certificado da UNESCO

A Ribeira de Santiago, em Cabo Verde, vai receber esta semana o certificado de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O título foi atribuído em julho do ano passado e será agora entregue pelo ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, tamb
Versão para impressão
A Ribeira de Santiago, em Cabo Verde, vai receber esta semana o certificado de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O título foi atribuído em julho do ano passado e será agora entregue pelo ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, também presidente da Comissão do Património Cultural da UNESCO.

A Ribeira de Santiago, também conhecida como Cidade Velha, situa-se a 15 quilómetros da Cidade da Praia. Foi a primeira urbe construída pelos europeus nos trópicos, neste caso, os portugueses que a descobriram em 1460 e a colonizaram dois anos depois.

Entreposto comercial do tráfico negreiro de África para as Américas, a Ribeira de Santiago foi a primeira capital do arquipélago de Cabo Verde, estatuto que manteve até meados do século XVIII, sendo a paróquia do Santíssimo Nome de Jesus da Cidade Velha a primeira do país e de toda a África Ocidental, criada em 1462.

A Fortaleza Real de São Filipe foi erguida no contexto da Dinastia Filipina, após os sucessivos ataques e assaltos do corsário inglês Francis Drake (entre 1578 e 1585), visando a defesa da Cidade Velha e do seu ancoradouro. Depois de vários ataques de corsários, a fortaleza acabaria por ser reconstruída na segunda metade do século XVIII.

Em 1999 sofreu intervenções de conservação e restauro, no plano de recuperação da Cidade Velha, sob a coordenação do arquiteto português Siza Vieira, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

A vinda de Juca Ferreira a Cabo Verde, de acordo com a agência Lusa, surge não só no contexto do primeiro aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial, mas também dos 35 anos da independência (5 de julho de 1975) e dos 550 da descoberta do arquipélago.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório