Espetáculos e Exposições

Buenos Aires: Portugal no Mundial de Tango

Portugal é um dos 18 países que participam a partir de hoje na oitava edição do Mundial de Tango, em Buenos Aires, onde vão competir 405 pares, cerca de trinta por cento mais do que em 2009, de acordo com a organização.
Versão para impressão
[Foto © AP]

Portugal é um dos 18 países que participam a partir de hoje na oitava edição do Mundial de Tango, em Buenos Aires, onde vão competir 405 pares, cerca de trinta por cento mais do que em 2009, de acordo com a organização.

Em Buenos Aires está a representar Portugal a dupla Fernando Jorge e Alexandra Baldaque, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Europeu de Tango Argentino, na categoria “Salão”, que decorreu em junho de 2010 na cidade italiana de Turim. Fernando Jorge e Alexandra Baldaque são professores da Escola Lição de Tango, no Porto.

Argentina, Brasil, EUA, França, Japão, África do Sul são outros dos países participantes nesta competição em que as eliminatórias compreendem as categorias de “Cenário”, que entende o tango numa conceção coreográfica vinculada ao espetáculo, e de “Salão”, que privilegia o estilo mais clássico.

Ao Mundial de Tango concorrem ainda pares provenientes do Chile, Venezuela, México, Paraguai, Uruguai, Itália, Reino Unido, Grécia e Alemanha.

O primeiro prémio de cada categoria é de 20 mil pesos (cerca de 4000 euros) para o duo galardoado.

Interesse pelo tango aumenta em Portugal

Graciana Romeo, diretora da escola de tango argentino “Lisboa em Tango”, que funciona no Clube Ferroviário de Portugal, disse à agência Lusa que o interesse por este tipo de dança latina “está a aumentar, sobretudo entre os mais jovens”.

“Anteriormente apenas Porto e Lisboa tinham escolas de tango argentino, mas atualmente já existem em quase todo o país, com escolas no Algarve, em Coimbra e na Figueira da Foz”, observou.

Japoneses vencem edição de 2009

Em 2009, um par japonês venceu a competição na categoria de “Tango Salão”, rompendo pela segunda vez a hegemonia dos argentinos, que conseguiram o primeiro prémio na categoria “Tango Cenário”.

A final da categoria “Tango Salão” vai decorrer no dia 30 de agosto com a atuação especial do músico panamense Rubén Blades, que gravou um disco dedicado ao ritmo do “dois por quatro” com arranjos do argentino Carlos Franzetti, enquanto que os vencedores na categoria “Tango Cenário” serão conhecidos no dia seguinte.

Iniciativas paralelas

Paralelamente ao mundial, vai ser também celebrado em Buenos Aires o Festival de Tango, que começou dia 13 de agosto, e cujos organizadores esperam superar o recorde do ano passado, com mais de 300 mil pessoas a assistir às actividades da programação.

Este ano, a oferta de eventos inclui mais de 150 espetáculos de dança, concertos, milongas populares, exposições, conferências, um ciclo de cinema e aulas de baile.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório