Inovação e Tecnologia

British Library disponibiliza clássicos via iPad

NULL
Versão para impressão
A British Library lançou esta semana uma aplicação gratuita para iPad que permite fazer o download de milhares de clássicos da literatura. As aventuras de Oliver Twist, Frankenstein e Robinson Crusoe estão entre as 45 mil obras disponíveis.

“British Library 19th Century Historical App” é o nome da aplicação que permitirá utilizar as novas tecnologias para ler os clássicos que fazem parte da coleção do século XIX da biblioteca britânica.

Mary Shelley, Charles Dickens, Daniel Defoe, são alguns dos autores que podem agora ser lidos no iPad, assim como textos científicos, poesia, obras esquecidas no tempo ou até os escritos de viagem vitorianos.

A aplicação é gratuita e oferece ainda alguns títulos gratuitos também. Para ter acesso total, a aplicação tem o preço de 1,99 libras por mês (2,30 euros).

Para manter a aparência dos livros originais, as imagens digitais foram captadas a cores e de acordo com a Reuters, a alta resolução das imagens da aplicação simula a experiencia de ler um livro antigo, ao contrário dos normais e-books.

Até ao final do ano, serão acrescentados mais 15 mil títulos à coleção que contem também livros do século XVIII, XVII e XVI e ainda obras em francês, espanhol, norueguês, português e holandês.

A pesquisa na biblioteca digital faz-se através da de palavras-chave ou pelos títulos dos livros. O utilizador pode ainda criar uma lista com as obras preferidas e partilhar livros com amigos via email.

A aplicação permite descarregar o livro para uma “prateleira” offline, oferecendo ao utilizador a possibilidade de ler os livros mais tarde e sem entrar na aplicação. O que não permite é que o leitor possa descarregar as obras diretamente para o iPad.

Com o objetivo de disponibilizar as obras da biblioteca, a British Library está ainda a negociar com a Google a digitalização de 250 mil livros.

[Esta notícia foi sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório