Inovação e Tecnologia

Britânicos criam bicicleta voadora

Uma dupla britânica construiu uma bicicleta que é capaz de voar. A Paravelo quer revolucionar a maneira como o Homem utiliza os meios de transportes habituais, tanto para ir para o trabalho como para viajar distâncias mais longas, por exemplo durante
Versão para impressão
Uma dupla britânica construiu uma bicicleta que é capaz de voar. A Paravelo quer revolucionar a maneira como o Homem utiliza os meios de transportes habituais, tanto para ir para o trabalho como para viajar distâncias mais longas, por exemplo durante as férias. 
 
“Conduzir, voar, acampar. Tu escolhes” é o mote por detrás deste projeto desenvolvido pelos britânicos Yannick Read e John Foden. A dupla garante que esta é a primeira bicicleta voadora. Na página de ‘crowdfunding’ onde estão a angariar dinheiro para produzir a Paravelo, explicam como funciona a inovadora engenhoca.
 
Segundo os criadores, a XploreAir Paravelo é uma “bicicleta convencional que se transforma num pequeno aparelho voador fácil de manobrar e que não requer a obtenção de livrete para cruzar os céus”, sendo capaz de atingir uma altitude de 4.000 pés.
 


Para chegar ao céu, a bicicleta tem de se juntar a um atrelado de duas rodas que possui uma espécie de parapente que se abre antes de levantar voo. O atrelado tem um pequeno motor elétrico, alimentado a biodiesel, que põe uma ventoinha em movimento e garante a manutenção da bicicleta nos ares.
 
Os autores acreditam que a invenção é segura. “Passámos dois anos a desenvolver um protótipo avançado e a testá-lo tanto no ar como na terra. Agora precisamos de 50.000 libras (cerca de 59 mil euros) para finalizar o design e pô-lo nas prateleiras”, lê-se no site da Kickstarter, uma famosa plataforma de financiamento coletivo.
 
A Paravelo viaja, na terra, a 24 km por hora e no ar a atinge 40 km/h. Além desta surpreendente capacidade de voar, a asa da Paravelo pode ser transformada numa tenda para acampar e é a bicicleta é dobrável pelo que pode ser facilmente guardada em casa.

Neste momento, e embora ainda não seja produzida em massa, já é possível encomendar modelos individuais da Paravelo. O seu custo, no mercado, será à volta de 11.800 euros.

 
No fundo, dizem Read e Foden, trata-se de uma mistura entre um ultraleve e uma bicicleta que quer dar origem a uma “nova era de voos pessoais, práticos e seguros”. 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub