Inovação e Tecnologia

Britânicos apresentam carro supersónico

Uma equipa de engenheiros britânicos criou o Bloodhound, um carro que pode atingir os 1.600 quilómetros hora. O protótipo do Bloodhound SuperSonic Car (SSC) tem 12,8 metros de comprimento e é o resultado de mais de três anos de investigação e aperfei
Versão para impressão
Uma equipa de engenheiros britânicos criou o Bloodhound, um carro que pode atingir os 1.600 quilómetros hora. O protótipo do Bloodhound SuperSonic Car (SSC) tem 12,8 metros de comprimento e é o resultado de mais de três anos de investigação e aperfeiçoamento aerodinâmico.

O objetivo é ultrapassar o anterior recorde de velocidade em terra. Enquanto a experiência não se desenrola, está em exposição em Farnborough International Air Show, na Grã-Bretanha.  

Os preparativos para a montagem do Bloodhound começaram em segredo durante o ano passado. Os engenheiros tiveram alguns problemas, especialmente para manter o protótipo no solo. Devido à aerodinâmica, havia o perigo que a parte traseira do carro se levantasse de forma perigosa a alcançar determinada velocidade.

Há uns meses, de acordo com o portal Ciência Hoje, a equipa encontrou a fórmula para conseguir uma configuração estável e agora anunciaram que o fabricante aeroespacial Industrias Hampson vai iniciar a construção da parte traseira do veículo durante o primeiro trimestre de 2011.

Se não surgirem novos condicionamentos, o Bloodhound será enviado para um lago seco conhecido como Hakskeen Pan, na África do Sul, para testar os seus limites. Os técnicos acreditam que a extraordinária forma aerodinâmica, o imenso poder do foguete híbrido e o motor da Eurofighter Typhonn-jet tornarão possível que o aparelho supere os 1.610 quilómetros por hora.

A atual marca de velocidade supersónica é de 1228 quilómetros hora, fixada  em 1997 pelo Thurts SuperSonic Car.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório