Inovação e Tecnologia

Brisa avança com sistema inteligente de vigilância

A Brisa tem um projeto inovador de vigilância nas estradas. Chama-se "Avisar", funciona com um sistema de "visão inteligente" e foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra.
Versão para impressão
A Brisa tem um projeto inovador de vigilância nas estradas. Chama-se “Avisar”, funciona com um sistema de “visão inteligente” e foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra.

O sistema em fase piloto permite localizar casos fora da normalidade no trânsito e que representem algum tipo de perigo. Situações de contramão, veículos parados na berma ou nas vias, alguém a atravessar a auto-estrada ou um automobilista a circular aos ziguezagues vão, assim, passar a ser detetados de forma automática pelas câmaras de vigilância.

Ao incutir-lhes”vida inteligente” o aparelho, no espaço de segundos e compreendendo o fluxo normal de tráfego, apercebe-se da situação anormal e lança automaticamente um aviso para quem está a gerir o sistema.

“Vamos agilizar e passar das dez câmaras para as 500, estamos em fase de montagem do plano de investimentos. Admito que este projeto possa entrar no orçamento do próximo ano”, declarou Sales Gomes à Lusa.

Além do projeto “Avisar”, o sistema ITRAFFIC, ainda em fase de protótipo, também faz parte da parceria entre as duas instituições que já dura há cerca de cinco anos. O ITRAFFIC permite fornecer informação sobre o tráfego nas auto-estradas, ao nível da contagem e classificação de veículos e medição de velocidades praticadas.

A Brisa Inovação tem várias parcerias de sucesso com Universidades portuguesas que contribuem, de acordo com Sales Gomes, para o sucesso da empresa. Sales congratula-se ainda pelo facto de muita dessa tecnologia desenvolvida em Portugal já ter sido exportada e utilizada a nível internacional.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório