Sociedade

Brinquedos para crianças com deficiência

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou esta segunda-feira a campanha "Mil brinquedos, por Mil sorrisos", que visa angariar brinquedos eletrónicos e adaptá-los a crianças portadoras de deficiência.
Versão para impressão
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou esta segunda-feira a campanha “Mil brinquedos, por Mil sorrisos”, que visa angariar brinquedos eletrónicos e adaptá-los a crianças portadoras de deficiência.

A iniciativa é constituida por três etapas. A primeira etapa consiste na aproximação e interação com a sociedade civil no sentido de apelar para a iniciativa em causa mediante a doação de brinquedos “com um sistema electrónico simples” [com botões ou manípulos de on/off] para, numa segunda fase, poderem ser adaptados a crianças com necessidades especiais.

Como explicou Nuno Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, citado pelo jornal As Beiras, os brinquedos eletrónicos estão apetrechados com um botão que permite ligar e desligar o sistema, normalmente, de díficil acesso a crianças com necessidades especiais.

A adaptação dos brinquedos será feita pelos alunos e professores do curso de Engenharia Eletrotécnica do IPL, em colaboração com outros estudantes e escolas que se queiram associar.

O coordenador do curso de Engenharia Eletrotécnica, Nuno Rodrigues, revelou que está a ser desenvolvido um botão externo sensível ao toque e de maior dimensão, que servirá para as crianças ligarem e desligarem o brinquedo.

“Não há no mercado brinquedos para este tipo de crianças”, referiu o presidente do IPL, Nuno Mangas, que lançou um desafio a toda a sociedade civil para participar, doando brinquedos.

O objetivo é alcançar os mil brinquedos, que serão doados a todas as Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral do país.

A doação concretiza-se na Gala da Inclusão que decorre no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 3 de dezembro, com a presença de Maria Cavaco Silva, madrinha da campanha, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Doação de brinquedos

Os brinquedos podem ser entregues nas escolas do IPL, no LeiriaShopping, na FNAC e em várias instituições públicas.

No entanto, “todas as pessoas podem organizar um posto de recolha e ligar-nos para irmos buscar os brinquedos”, referiu a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPL [email: crid@esel.ipleiria.pt], Célia Sousa.

Esta ação sucede à campanha “Um brinquedo por um sorriso”, que em 2009 angariou cerca de 600 brinquedos, dos quais 400 estavam em condições de ser adaptados. Em 2008, foram oferecidos cerca de 200 brinquedos.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório