Ambiente

Brasileiros criam betão com materiais reciclados

Um grupo de engenheiros brasileiros do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um novo tipo de betão ecológico criado a partir da reciclagem de resíduos sólidos industriais
Versão para impressão
Um grupo de engenheiros brasileiros do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um novo tipo de betão criado a partir da reciclagem de resíduos sólidos industriais. Além de permitir uma maior economia de recursos naturais, a novidade contribuirá também para reduzir a despesa das indústrias com o envio destes materiais para aterros específicos.
 
De acordo com a agência de notícias da USP, este betão, que começou a ser pensado em 2008, utiliza areia de fundição, que substitui 70% da areia normalmente utilizada, e é também composto por um resíduo que sobra da produção do aço que consegue substituir a 100% a utilização de pedra. 
 
Inicialmente, o novo betão foi utilizado para o fabrico de peças para pavimentação, mas, segundo a equipa que o criou, pode também ser usado em guias e mobiliário urbano, bem como na execução, por exemplo, de calçadas.
 
Segundo Javier Mazariegos Pablos, engenheiro de materiais e professor do Departamento de Arquitetura daquele instituto envolvido no desenvolvimento deste betão ecológico, a invenção permite dar uma nova vida a resíduos altamente nocivos para o meio ambiente, salvaguardando recursos e, em simultâneo, minorando os custos para as empresas.
 
Para Pablos, a principal vantagem do novo betão, que já tem um número provisório de patente, em relação aos outros existentes no mercado, é o seu caráter “verde”, já que se serve de materiais que teriam de ser descartados de maneira específica e evita uma exploração excessiva de materiais naturais. 
 
“A questão da preservação do meio ambiente é muito importante e esteve presente na idealização deste novo produto”, concluiu o engenheiro.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório