Mundo

Brasil: “Telegramática” tira dúvidas de português

À semelhança de outras localidades brasileiras, foi criado no Rio de Janeiro um serviço telefónico gratuito que visa esclarecer quaisquer dúvidas acerca da língua portuguesa. O Plantão Gramatical de Língua Portuguesa - também designado "Telegramática
Versão para impressão
À semelhança de outras localidades brasileiras, foi criado no Rio de Janeiro um serviço telefónico gratuito que visa esclarecer quaisquer dúvidas acerca da língua portuguesa. O Plantão Gramatical de Língua Portuguesa – também designado “Telegramática” – pretende enriquecer a aprendizagem da língua.

O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, por uma equipa de oito professores que irão revezar-se em turnos diários. O funcionamento do serviço é da responsabilidade da Secretaria de Educação brasileira e o sistema deverá contar com um número telefónico exclusivo para garantir o anonimato do utente, informa a agência Lusa.

A promulgação da lei foi publicada esta terça-feira, no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Assim, a população carioca pode usufruir de um serviço que esclarece todas as dúvidas que envolvam questões de ortografia, acentuação, concordância, regência e morfologia.

Estes “piquetes gramaticais” por telefone já funcionam em Curitiba, Brasília, Jundiaí, Londrina e também no Ceará, onde, há 30 anos, uma equipa de profissionais atende, em média, 150 ligações diárias.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório