Saúde

Brasil produz genérico contra SIDA e hepatite

O Brasil vai passar a produzir num laboratório estatal o medicamento genérico Tenofovir indicado para pacientes que sofrem de SIDA e hepatite. Com a produção brasileira deste medicamento, metade dos 20 comprimidos fornecidos aos doentes passam a ser
Versão para impressão
O Brasil vai passar a produzir num laboratório estatal o medicamento genérico Tenofovir indicado para pacientes que sofrem de SIDA e hepatite. Com a produção brasileira deste medicamento, metade dos 20 comprimidos fornecidos aos doentes passam a ser produzidos no país, o que permitirá uma maior poupança ao governo brasileiro.

Nove milhões de comprimidos do Tenofovir serão produzidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), e devem começar a estar disponíveis na rede pública a partir de março.

“Além de disponibilizar o medicamento para as pessoas que vivem com Sida e hepatite, fica garantida a oferta a longo prazo, contribuindo para diminuir a dependência externa”, disse o diretor do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, citado pela Lusa, em comunicado.

O Governo brasileiro comprava o Tenofovir ao laboratório multinacional Gilead, mas a liberalização da patente do medicamento pelas autoridades locais abriu caminho para a produção nacional.

Cerca de 200 mil pessoas tomam medicamentos antirretrovirais contra a SIDA no Brasil, 64 mil dos quais fazem uso do Tenofovir, segundo informações do Ministério da Saúde (MS). Entre os portadores de hepatite, cerca de 1,5 mil pessoas utilizam o remédio.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub