Mundo

Brasil: método inovador contra a tuberculose

O Ministério da Saúde brasileiro informou em comunicado que o Brasil vai experimentar um método inovador de diagnóstico de tuberculose, que fornece resultado em duas horas e um novo tratamento contra a doença.
Versão para impressão
O Ministério da Saúde brasileiro informou em comunicado que o Brasil vai experimentar um método inovador de diagnóstico de tuberculose, que fornece resultado em duas horas e um novo tratamento contra a doença.

A Fundação Bill Melinda Gates irá doar ao Governo brasileiro 3 milhões de dólares para o uso de tecnologias inovadoras na prevenção e no tratamento da tuberculose no país, segundo declarações do Ministério da Saúde.

“A associação com a Fundação Gates vai nos ajudar a avaliar e introduzir com maior rapidez as últimas tecnologias no controle e na prevenção da tuberculose e nos dará a oportunidade de compartilhar a experiência com outros países”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, citado no comunicado.

A iniciativa transformará o Brasil num dos primeiros países no mundo em utilizar em larga escala o GeneXpert, um exame molecular de última geração, que permite diagnosticar a tuberculose em pouco tempo.

O método diagnostica a presença do bacilo de Koch, que transmite a tuberculose, em mostras de secreções do nariz mediante um exame genético.Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para garantir o êxito do tratamento e evitar que a doença se propague.

Os recursos da Fundação Gates serão utilizados para apoiar a produção no país de um fármaco atualmente importado da Índia, que combina os quatro fármacos que compõem o tratamento contra a tuberculose.

Este medicamento reduz de nove para quatro o número de comprimidos que um paciente com tuberculose tem que consumir por dia. “A liderança do Brasil no combate à tuberculose é exatamente o tipo de compromisso que necessitávamos para garantir que os pacientes tenham acesso a inovações que podem salvar vidas e evitar novas infecções”, disse Tachi Yamada, presidente do Programa de Saúde Global da fundação Gates.

Apesar da incidência de tuberculose no país ter caído em 17% entre 2002 e 2009, o Brasil ainda está na lista dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo.

No país são registrados em 2008 um total de 4.735 mortes por tuberculose e 70.989 novos casos desta doença, que causa 1,8 milhão de mortes ao ano no mundo todo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório