Cultura

Brasil: Lídia Jorge é finalista de prémio literário

A obra 'A Noite das Mulheres Cantoras', de Lídia Jorge, é uma das finalistas do Prémio de Literatura Passo Fundo Zaffari & Bourbon, no Brasil. O galardão distingue o melhor romance de literatura portuguesa recentemente publicado no país.
Versão para impressão
A obra 'A Noite das Mulheres Cantoras', de Lídia Jorge, é uma das finalistas do Prémio de Literatura Passo Fundo Zaffari & Bourbon, no Brasil. O galardão distingue o melhor romance de literatura portuguesa  recentemente publicado no país.
 
Os brasileiros Chico Buarque e Cristovão Tezza e o moçambicano Mia Couto são alguns exemplos de escritores já distinguidos por este prémio, criado em 1999 pela Perfeitura Municipal de Passo Fundo. Nesta edição, concorreram um total de 326 obras de língua portuguesa (Portugal e Brasil), editadas entre Junho de 2011 e Maio de 2013.

Os finalistas foram anunciados esta terça-feira em Porto Alegre, onde se soube ainda que Lídia Jorge partilha a nomeação com autores como Daniel Galera, com a obra 'Barba Ensopada em Sangue', Luiz Ruffato, com a obra 'Domingos Sem Deus', e Ana Maria Machado, com o título 'Infâmia'.

Eleita uma das “dez grandes vozes da literatura estrangeira” pela revista francesa MagazineLittéraire, a portuguesa de 67 anos, nasceu em Boliqueime, estudou Filologia Românica, deu aulas em Angola e Moçambique e é autora de mais de dezena de romances.

Editado em 2011, “A Noite das Mulheres Cantoras” narra a história de um “grupo de cinco raparigas que têm uma ambição, aparentemente normal, mas que se torna desmedida em relação àquilo que elas podem realizar”. 

“A história tece-se em torno dessa relação de poder que se estabelece no interior do grupo e da sua relação com a sociedade que a envolve”, contou a escritora à agência Lusa, na altura do lançamento.

“É um romance, de certa forma, de geração. Um livro de instrução em torno da construção de figuras muito jovens que aprendem a viver e se tornam adultas sob o efeito do impacto dos seus atos em relação a um projeto que as ultrapassa”, acrescentou.

O galardão tem um valor pecuniário de 49.000 euros e o vencedor será anunciado no próximo dia 27 de Agosto, na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub