Cultura

Brasil lança revista sobre literatura lusófona

A Revista Pessoa - cujo nome é uma homenagem ao poeta português - pretende estimular o hábito da leitura entre os brasileiros e divulgar os principais escritores dos países de língua oficial portuguesa no espaço lusófono e também no mundo. A publicaç
Versão para impressão
A Revista Pessoa – cujo nome é uma homenagem ao poeta português – pretende estimular o hábito da leitura entre os brasileiros e divulgar os principais escritores dos países de língua oficial portuguesa no espaço lusófono e também no mundo. A publicação é lançada a 20 de agosto, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Com esta revista, pretende-se divulgar a literatura de língua portuguesa não só entre o mundo lusófono, mas também no mercado internacional, através de uma versão inglesa no site oficial da publicação.

“A revista pretende sobretudo incentivar a leitura, queremos levar a literatura até o leitor, principalmente às camadas mais distantes que não têm acesso a equipamentos públicos, por falta de oportunidade ou de conhecimento”, disse à agência  Lusa a editora Mirna Queiroz.

Como não podia deixar de ser, o primeiro número da revista dedica dois extensos artigos e ainda uma série de banda desenhada – intitulada “Pessoinha” – ao poeta que lhe dá nome: Fernando Pessoa. Na capa, o destaque vai para uma das célebres frases do escritor: “O sentimento abre as portas da prisão”.

A homenagem a um dos mais consagrados autores portugueses de sempre está patente na própria estrutura editorial da revista, que batiza variadas secções com os títulos de obras célebres de Pessoa. “Mensagem”, “Desassossego” e “Ode Triunfal” são alguns dos exemplos.

A revista apresenta também as seções “Fingimento”, dedicada à poesia, “Estranho Estrangeiro”, dirigida aos jovens, “Ortografia também é gente”, com destaque para a língua portuguesa, e “Arca”, que apresentará capítulos de livros prestes a serem editados.

O Conselho Editorial é formado por escritores, académicos, jornalistas e diplomatas dos oito países de língua portuguesa, sendo que Portugal é representado por José Carlos Vasconcelos, Fernando Cabral Martins e Fernando Pinto do Amaral.

Por enquanto, a versão impressa da Revista Pessoa apenas vai circular no Brasil, embora a edição possa ser consultada na íntegra online. À agência Lusa, a editora adianta também que pretende “ainda este ano tentar fechar parcerias para viabilizar a circulação impressa da revista também em Portugal”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório