Cultura

Brasil: Escavações encontram objetos da família real

Um local arqueológico com mais de 200 mil objetos, quase todos do XIX, foi encontrado no Rio de Janeiro, durante as escavações para a construção de uma linha de metro, noticias, esta sexta-feira, o sito do jornal O Globo.
Versão para impressão
Um local arqueológico com mais de 200 mil objetos, quase todos do XIX e muitos deles pertencentes à família imperial, foi encontrado no Rio de Janeiro, durante as escavações para a construção de uma linha de metro, revela, esta sexta-feira, o site O Globo.
 
Entre as peças há uma escova de dente em marfim e osso com a inscrição em francês “S M L'Empereur Du Bresil” (Sua majestade, o imperador do Brasil). Responsáveis da empresa que está a proceder às escavações acreditam que o objeto pertenceu a Dom Pedro II.
 
A equipa de 26 profissionais que explora o local encontrou também recipientes de pasta de dentes, em louça, de vários sabores, como lírio florentino e uma mistura de cereja, hortelã e pimenta. 
 
Mas já foram identificados centenas de outros objetos, como uma garrafa de vidro produzida para a família imperial, caixas de fósforo escocesas, canecas com brasão do Império e um anel e um alfinete de gravata de ouro. 
 
Citado pelo O Globo, o arqueólogo responsável pelo trabalho de pesquisa, Cláudio Prado de Mello, presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro, afirma que esse pode ser o “mais importante sítio arqueológico” da cidade.
 
Os objetos foram encontrados no subterrâneo da antiga estação de comboios Leopoldina (batizada com o nome da princesa filha de D. Pedro II), que fica próxima ao antigo Palácio Imperial e servia como local de despejo de resíduos.
 
O trabalho de escavações, que está a ser financiado pela empresa responsável pelas obras do metro, foi iniciado em Março, mas os primeiros resultados foram divulgados na sexta-feira.
 
Na área do local arqueológico funcionou um matadouro controlado pelo poder público entre 1853 e 1881.

Clique AQUI para ver, no site do Globo, as fotos do achado.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub