Negócios e Empreendorismo

Brasil: Empresa lusa fornece software para tribunais

NULL
Versão para impressão
A VoiceInteraction, uma empresa portuguesa, produziu um software que permite transcrever gravações áudio de forma automática. O equipamento vai ser utilizado em tribunais do Brasil, subindo assim a faturação da empresa em 125 mil euros ainda este ano, revelou à Lusa Renato Cassaca, um dos acionistas.

O empresário explicou que este software permite transformar em texto “dados multimédia, quer áudios quer sejam vídeo, tudo de forma automática”.

Isto implica, segundo o acionista, “ter uma tecnologia robusta, madura, capaz de processar grandes quantidades de áudio, em tempo útil, usando grandes dicionários”.

A VoiceInteraction está especialmente direcionada para a comercialização no Brasil, por este ser um mercado sem concorrência.

Para além disso, este software ainda não é aplicável no nosso país porque, segundo Cassaca, “a captura do áudio nos tribunais brasileiros assenta sobre uma infraestrutura madura, que permite que o som gravado nas audiências seja processado computacionalmente, cenário este que ainda não tem paralelo em Portugal”.

Numa perspetiva longo prazo, a VoiceInteraction pretende alargar a cobertura para os 27 estados do Brasil. Por agora, a empresa já tem acordo assinado com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, representando 300 salas de audiências. Segundo Cassaca, este negócio “trará à empresa um valor de 125 mil euros de faturação já em 2011”.

O acionista da empresa explicou à Lusa que o que diferencia o software português dos restantes é a sua capacidade de “reconhecer, em tempo real, sobre um grande espaço de procura, isto é, dicionários bastantes grandes, num tempo útil”.

A VoiceInteration foi constituída em 2008 e surge no spin-off do INESC-ID Lisboa, tendo desenvolvido tecnologias na área do processamento da fala.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório