Saúde

Braga vai oferecer 6 mil consultas dentárias por ano

A autarquia de Braga aprovou esta segunda-feira, o projeto 'Braga a Sorrir', que visa garantir, de forma gratuita, o acesso de crianças, idosos e da população mais carenciada a cuidados de saúde oral.
Versão para impressão
A autarquia de Braga aprovou esta segunda-feira, o projeto 'Braga a Sorrir', que visa garantir, de forma gratuita, o acesso da população mais carenciada a cuidados de saúde oral. O programa vai oferecer 6 mil consultas, em parceria com a ONG 'Mundo a Sorrir', num investimento de 200 mil euros.

Para beneficiar deste serviço, os utentes terão que estar sinalizados pelos serviços de Ação Social da autarquia, pelas Juntas de Freguesia e IPSS do concelho, como explicou a Câmara Municipal de Braga (CMB) em comunicado.

Para além disso, esta ação vai também abranger todas as crianças e idosos do concelho, contando com várias ações na escolas do 1.º ciclo, Lares e Centros de Dia do concelho, promovendo hábitos de higiene oral e a formação dos técnicos e profissionais que trabalham nesses espaços.

O 'Braga a Sorrir' será desenvolvido em parceira com a ONG 'Mundo a Sorrir', que em nove anos de existência, já realizou cerca de 20 projetos relacionados com a saúde oral, em que foram beneficidas mais de 170 mil pessoas em todo o mundo. 

Com esta parceria, espera-se que mais de 5 mil crianças e 500 idosos do concelho beneficiem desta ação que ao irá realizar, no total, mais de 6 mil consultas por ano.

“Trata-se de um projeto pioneiro no qual o Município de Braga assume políticas de apoio à saúde junto dos mais idosos; de educação da população mais jovem e, também, uma política de inserção social, dando a possibilidade de maior integração no plano social e profissional a quem não tem acesso a cuidados de saúde oral”, refere o presidente da CMB, Ricardo Rio, citado pelo mesmo comunicado.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório