Cultura

Braga será Capital Europeia da Juventude 2012

Os autarcas da cidade já conheciam a decisão, mas o anúncio foi oficializado este domingo, em Bruxelas, na reunião do Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude. Braga é uma das mais jovens cidades da União Europeia; 35 por cento da população
Versão para impressão
Os autarcas da cidade já conheciam a decisão, mas o anúncio foi oficializado este domingo, em Bruxelas, na reunião do Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude. Braga é uma das mais jovens cidades da União Europeia; 35 por cento da população tem idade inferior a 26 anos. Para trás ficaram as candidaturas de outras 10 cidades, como Málaga (Espanha), Roubaix (França), Byron e Heraklion (Grécia).

Segundo Tine Radinja, presidente do Conselho de Membros, esta escolha “é uma boa oportunidade para a cidade mostrar o esforço da sua juventude em termos culturais, sociais, políticos e económicos para tornar Braga uma melhor cidade para se viver”, afirmou à agência Lusa.

Como Capital Europeia da Juventude, Braga irá acolher a realização de três cimeiras juvenis, entre a Europa e África, os países árabes e a América Latina. O programa deverá também incluir vários festivais: “Noite branca” é um deles e, à semelhança do que acontece noutras cidades europeias, abarca um conjunto de atividades contínuas durante 24 horas – o que torna possível, por exemplo, visitar um Museu em plena madrugada.

Para além de concertos, mostras de artes performativos, workshops e jogos desportivos, a organização prepara também a atribuição de bolsas a 27 jovens de cada um dos países da UE, para que estudem em Braga em 2012. Os estudantes escolhidos comprometem-se a relatar as suas experiências na “blogosfera”, diariamente.

Mesquita Machado, presidente da autarquia bracarense, manifesta o seu orgulho pela decisão: “Enquanto um espaço aberto e dinâmico, a iniciativa Braga Capital da Juventude 2012 será um fórum de discussão de ideias, dando à juventude a possibilidade de refletir, discutir e partilhar ideias e expressar as suas preocupações políticas”, refere à Lusa.

As restantes autarquias do concelho de Braga, associações juvenis e a associação intermunicipal luso galaica “Eixo Atlântico” são os organismos envolvidos na organização da iniciativa.

Braga será apenas a quarta Capital Europeia da Juventude; a iniciativa estreou-se em 2009, com a escolha de Roterdão, na Holanda. As inscrições para os candidatos à organização do evento em 2013 estão abertas até 22 de junho. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório