Sociedade

Braga: Prédio devoluto vai ser leiloado por um euro

Um prédio devoluto no centro histórico de Braga vai ser leiloado por um euro esta quarta-feira no âmbito de uma iniciativa da autarquia, que pretende levar jovens ao coração da cidade.
Versão para impressão
Um prédio devoluto no centro histórico de Braga vai ser leiloado por um euro esta quarta-feira. Em causa está uma iniciativa da autarquia, que pretende “reforçar a aposta” na reabilitação urbana e na fixação de jovens no “coração da cidade”.
 
O leilão, anunciado ontem, destina-se a jovens com idades entre os 18 e os 35 anos e que sejam naturais de Braga ou residam naquele concelho. Além de colocar o edifício à disposição por um valor simbólico, a Câmara Municipal disponibiliza ainda o projeto de arquitetura do imóvel, já elaborado e aprovado. 
 
“Quem comprar o edifício tem apenas que concluir o processo de reconstrução em 24 meses”, explicou o vereador do Urbanismo, Hugo Pires, em declarações à Lusa, acrescentando que, para ajudar, a reabilitação vai estar também isenta “das habituais taxas de obras”.
 
Segundo Hugo Pires, “o valor da base de licitação é simbólico porque a autarquia não pretende ganhar dinheiro com esta iniciativa, mas sim estimular a reabilitação e dar oportunidade a um jovem de se instalar no centro da cidade”.
 
Embora o prédio esteja devoluto, o vereador salienta que está “bem localizado” [na Rua S. António das Travessas]” e que “as condições de aquisição são únicas”.
 
O leilão, que decorrerá no dia 30 de Maio a partir das 11:00h no edifício da presidência da Câmara Municipal, insere-se no Programa Estratégico de Reabilitação do Centro Histórico de Braga.

De acordo com o responsável, este programa tem como objetivo “requalificar os edifícios degradados do centro da cidade, para assim atrair mais jovens para viverem nesta zona nobre de Braga”.


[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório