Cultura

Braga: Bom Jesus candidata-se a património da UNESCO

NULL
Versão para impressão
O Bom Jesus do Monte, em Braga, vai ser candidato a património mundial da UNESCO com o objetivo de dar a conhecer o santuário internacionalmente, anunciou a Agencia Lusa.

A candidatura do santuário do Bom Jesus a património mundial da UNESCO está ainda “num estado embrionário”, conforme disse à Lusa o presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, João Varanda. A decisão “advém de uma sequência de ações e intervenções no santuário”, explicou o responsável.

A candidatura do Bom Jesus do Monte a património mundial surge também no âmbito das comemorações dos 200 anos de conclusão do templo. “Depois de todo o esforço da confraria na reabilitação do local este é o passo a dar”, afirmou João Varanda.

Embora o Bom Jesus do Monte seja já uma referência nacional carece de uma dimensão internacional que João Varanda acredita que pode resultar desta candidatura.

Já foi criada uma comissão para organizar a ida a concurso que terá como “alicerce” o Congresso Luso-Brasileiro do Barroco, a realizar em Braga em outubro. O presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte espera que neste congresso sejam apresentados “trabalhos de grande qualidade científica que vão engrossar o dossier de candidatura à UNESCO”.

Para João Varanda o valor deste monumento ultrapassa as barreiras arquitetónicas e religiosas, tendo ” um potencial cultural que é preciso explorar e dinamizar”.

O responsável lembrou ainda que “há locais de culto inspirados neste que são património mundial, como o Bom Jesus de Matosinhos, em Cegonhas, Brasil. É justo e merecido que o original também o seja”.

[Esta notícia foi sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório