Gastronomia

Borrego com Ameixas pretas

Na última receita de 2010, a Chef Luísa partilha com os leitores do Boas Notícias uma receita ideal para celebrar o fim de ano: Borrego com ameixas pretas. Pode escolher a parte de borrego que gostar mais, com osso sem osso, perna ou até com costolet
Versão para impressão
Na última receita de 2010, a Chef Luísa partilha com os leitores do Boas Notícias uma receita ideal para celebrar o fim de ano: Borrego com ameixas pretas. Pode escolher a parte de borrego que gostar mais, com osso sem osso, perna ou até com costoletas de borrego.

Image and video hosting by TinyPicIngredientes para quatro pessoas:

– 1 perna de borrego (partida em quatro com osso)
– 4 cebolas picadas grosseiramente
– 4 dentes de alho esmagados
– 2 folhas de louro
– 1 pau de canela
– 1 colher de café de cominhos
– 1 dcl de azeite
– sal e pimenta
– 2 cravinhos
– 10 ameixas secas
– 1 copo de vinho branco

Primeiro aqueça um tacho. Quando estiver bem quente coloque o azeite, os pedaços do borrego e deixe alourar a carne até ficar bem dourada.

Adicione depois todos os ingredientes menos as ameixas secas. Deixe estufar até ficar tenrinho, até a carne ficar a separar-se do osso.

Durante a cozedura o tacho deve estar bem tapado e se vir que seca um pouco vá acrescentando água ou caldo de galinha. Este estufado leva mais ou menos duas horas a cozinhar em fogo lento.

Quando estiver quase pronto adicione as ameixas. Não as deixe cozinhar muito, só durante cerca de 2 minutos.

Vamos à decoração. Na imagem as ameixas estão à volta do borrego. Polvilhei as ameixas com sementes de sésamo e umas amêndoas torradas por cima, para lhe dar um toque marroquino.

Mas para a refeição de fim de ano pode polvilhar com grãos de romã, porque dá sorte e é ótima com carne de vaca ou de borrego.

Um bom ano para todos e espere que gostem!

[Todos os meses, a Chef Luísa Fernandes, do restaurante Nomad em Nova Iorque, EUA, partilha uma das suas receitas de inspiração portuguesa e com design internacional no Boas Notícias]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub