Sociedade

Bombeiros ajudam crianças de Cabo Verde

O projeto de solidariedade Djunta Mon, criado pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), pretende levar até aos alunos carenciados de Cabo Verde todo o tipo de material escolar. O atleta Nelson Évora apadrinha esta iniciativa que, es
Versão para impressão
O projeto de solidariedade Djunta Mon, criado pela Associação Nacional
de Bombeiros Profissionais (ANBP), pretende levar até aos alunos
carenciados de Cabo Verde todo o tipo de material escolar. O atleta
Nelson Évora apadrinha esta iniciativa que, este ano, também conta com
o apoio de alunos da Universidade Portucalense, no Porto.

Djunta Mon (“Juntar Mãos”) é um projeto de âmbito nacional cuja mobilização começou no passado mês de março. A segunda fase de trabalhos teve início na primeira semana de abril e, para a angariação do material escolar necessário às crianças de Cabo Verde, os voluntários procuram contactar entidades públicas e privadas sensíveis à causa e estarão presentes em zonas comerciais como supermercados, para sensibilizar os demais cidadãos.  

Na região do Porto, o projeto é mobilizado sobretudo pela Cooperativa Cultural Atlas que, desde 1997, incentiva à intervenção local no âmbito da animação sociocultural e comunitária.

Foi através desta organização, da qual é voluntária, que Marta Miranda desenvolveu interesse pelo projeto Djunta Mon: “Uma vez que na nossa universidade há muitos alunos Cabo-Verdianos a estudar, no âmbito do sistema de mobilidade, pareceu-nos interessante dar continuidade a este projecto (…) para as crianças poderem ter direito a estudar e a usufruir de um futuro mais sorridente. Sinto-me privilegiada em poder ajudar neste sentido”, declara ao jornal Expresso das Ilhas.

Tal como Marta, também Pedro Viterbo, Beni Teodoro e Otília Dias são finalistas do curso de Educação Social e estão envolvidos nesta causa, para a qual também contribui a Associação de Estudantes Cabo-Verdianos do Porto.

“Livros, lápis, borrachas, estojos, cadernos, computadores, enfim, todo o tipo de material poderá ajudar os estudantes mais carenciados de Cabo Verde”, afirma Pedro Viterbo.

A semana de recolha de material corresponderá à terceira semana de maio (Semana da Educação Social). Antes disso, será ainda criada uma página no Facebook acerca do projeto e um blog para recrutamento de voluntários, adianta o Expresso das Ilhas.

[Notícia sugerida pelo utilizador Francisco Santos]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório