Sociedade

Bombeiro de Mérito 2009 vai para açoriano

Bruno Espínola dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, vai receber o Prémio Bombeiro de Mérito 2009 atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Versão para impressão
Bruno Espínola dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, vai receber o Prémio Bombeiro de Mérito 2009 atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O júri decidiu galardoar Bruno Espínola por ter arriscado a própria vida a 9 de Março de 2009 para salvar dois tripulantes de um navio atingido por um incêndio ao largo dos Açores.

“Recebi a notícia através do Comando e da Direcção, mas ainda não caí em mim, porque a operação de socorro já tinha acontecido no ano passado”, contou à agência Lusa Bruno Espínola, 27 anos.

“Foi uma das minhas missões mais complicadas. Cheguei a temer pela minha vida. Pensamos sempre que estamos preparados, porque é para isto que recebemos formação. Mas, de incêndio para incêndio, as coisas são sempre diferentes”, salientou o bombeiro, ao descrever a situação “complicada” que viveu a 9 de Março do ano passado.

Havia dois tripulantes desaparecidos que estavam circunscritos no porão do navio em chamas. Espínola explicou que “tinham queimaduras e hipotermia, estavam quase a desfalecer” mas conseguiu incentivá-los e ajudá-los a subir para a superfície. “No dia seguinte deram-me um abraço forte, de agradecimento”, contou emocionado.

Bruno diz-se grato, mas divide o mérito com todos os companheiros de profissão: “É bom sentir o reconhecimento, significa que estou no bom caminho, mas o prémio é para todos os bombeiros nacionais.”

A condecoração será entregue numa cerimónia integrada no Dia do Bombeiro Português, que se realiza a 29 de Maio, em Lisboa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório