Cultura

BN compra manuscrito dos Descobrimentos do séc XVI

O manuscrito, datado de 1598, intitulado "Taboas do Lugar do Sol" da autoria de João Baptista Lavanha, professor de Matemática, cosmógrafo-mor e cronista-mor do Reino, foi esta semana adquirido pela Biblioteca Nacional (BN), em Lisboa.

Versão para impressão
O manuscrito, datado de 1598, intitulado “Taboas do Lugar do Sol” da autoria de João Baptista Lavanha, professor de Matemática, cosmógrafo-mor e cronista-mor do Reino, foi esta semana adquirido pela Biblioteca Nacional (BN), em Lisboa.

Em declarações ao jornal Público, o diretor da Biblioteca Nacional classifica o documento como “muito importante para o estudo da história dos descobrimentos e para a história da ciência náutica em Portugal”.

Foi ainda adquirido por 1300 euros, no leilão organizado pela Leiloeira Livraria Artes & Letras em parceria com a livraria Olisipo, a correspondência da feminista republicana Ana de Castro Osório que se juntarão às restantes cartas e manuscritos de Ana de Castro Osório que já pertencem à Biblioteca Nacional.

A BN indicou ainda que está a preparar um colóquio sobre Ana de Castro Osório e destacou que entre as cartas agora adquiridas se destacam 28 missivas de Maria Veleda, uma carta de Olga Morais Sarmento e ainda cartas de figuras como Guiomar Torrezão e Albertina Paraíso.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório