Ambiente

Blackfriars: A maior ponte solar do mundo

NULL
Versão para impressão
A histórica ponte Blackfriars, em Londres, vai ser a maior ponte solar do mundo. Começou esta semana a instalação dos 4.400 painéis solares que irão cobrir a totalidade da estrutura, suficientes para fornecer metade da energia necessária na estação de comboios homónima.

O projeto surge na sequência do processo de melhoramento da estação de caminho-de-ferro de Blackfriars. A Network Rail está a renovar a estação para aumentar o número de passageiros e o próprio serviço dos comboios.

A ponte sobre o rio Tamisa ficará com um total de seis mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos, tornando-se na maior instalação solar da cidade de Londres, lê-se no comunicado da Solarcentury, a empresa que está a instalar os painéis.

Além da poupança energética, na ordem dos 50%, este sistema permite reduzir as emissões de CO2 em cerca de 511 toneladas por ano. Quando toda a obra na ponte estiver concluída, incluindo o programa da Network Rail, poderão circular na linha comboios maiores, num total de 24 por hora, permitindo transportar mais passageiros.

“A ponte ferroviária Vitoriana de Blackfriars faz parte da nossa história ferroviária. Construída na era do vapor (1886), o que estamos a fazer é a trazê-la para o presente com uma tecnologia solar do século vinte e um de forma a criar uma estação icónica para a cidade”, explicou Lindsay Vamplew, diretora do projeto Network Rail no site da Solarcentury.

O projeto estará terminado em 2012 e, além da captação do sol, vai permitir recolher a água da chuva e aproveitar a luz do sol, através de tubos específicos, explica a Solarcentury.

 Clique AQUI para aceder ao comunicado da empresa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório