Ciência

Biólogo diz conseguir tornar os olhos castanhos azuis

NULL
Versão para impressão

Em apenas 20 segundos, um investigador norte-americano promete transformar olhos castanhos em olhos azuis, com um simples tratamento através de raios laser.

Gregg Homer afirma que todos os olhos são, por baixo do pigmento visível, azuis. Por isso, através de um tratamento laser, o norte-americano diz que consegue apagar a primeira camada castanha revelando o azul que se encontra por baixo.

O investigador já realizou ensaios clínicos em 17 pacientes, no México, e afirma que o tratamento está pronto para ser comercializado.

Gregg Homer, licenciado em Biologia, explicou à BBC que a técnica consiste em fazer um scan computorizado aos olhos da pessoa que se submeter ao tratamento para identificar os pontos da íris que têm de ser tratados com o laser.

O tratamento acaba por ser semelhante àquele usado para eliminar sardas e sinais na pele: o laser é disparado nos pontos identificados para apagar a melanina que dá a pigmentação castanha. Esta parte do processo dura apenas 20 segundos.

A luz do laser gera um processo fisiológico de degradação da melanina, que desaparece e deixa à mostra os pigmentos azuis, afirma Gregg Homer. No total, serão necessárias duas a três semanas para a melanina desaparecer totalmente.

O processo parece simples, no entanto, contactados pela BBC, alguns especialistas da área da oftalmologia avisam que expor o olho a demasiada luz, como neste tratamento, pode ser perigoso porque pode causar dados na pupila.

Outra desvantagem é que, uma vez feito o tratamento, não há espaço para arrependimentos: o nosso organismo não tem capacidade para regenerar a melanina por isso o processo é irreversível.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório