Ambiente

Bióloga portuguesa ganha duplo prémio internacional

A bióloga portuguesa Milene Matos, da Universidade de Aveiro (UA), acaba de conquistar o prémio internacional "Terre de Femmes", que homenageia o trabalho das mulheres que se dedicam a salvaguardar e a melhorar o meio-ambiente.
Versão para impressão
A bióloga portuguesa Milene Matos, da Universidade de Aveiro (UA), acaba de conquistar o Prémio Internacional “Terre de Femmes” atribuído pela Fundação Yves Rocher e, que, anualmente, homenageia o trabalho das mulheres que se dedicam a salvaguardar e a melhorar o meio-ambiente.
 
Além de arrecadar o maior prémio da competição, que recebeu a 2 de Abril, numa cerimónia em Paris (França), Milene Matos foi ainda agraciada com o prémio do público, atribuído por votação online, com o projeto “Biodiversidade para Todos” da Mata do Buçaco, trabalho da sua responsabilidade.
 
Num comunicado divulgado pela UA, a bióloga explica que o projeto tem como objetivo “usar o património natural, histórico e cultural inigualável da Mata Nacional do Buçaco como veículo para a construção de um serviço educativo com funções pedagógicas, mas também sociais e de promoção e proteção da biodiversidade”.
 
Segundo Milene Matos, o trabalho ambiciona, portanto, mostrar a biodiversidade como um elemento unificador a todos os níveis, “um valor de todos para todos”, e pretende, futuramente, adotar um modelo de formação-ação em que os participantes aprendem e, de imediato, sentem o seu contributo para a proteção da Natureza. 
 
Admitindo-se muito satisfeita com o prémio internacional que lhe foi atribuído pelo júri do concurso, a investigadora fez, porém, questão de destacar especialmente a gratidão devida a todos os que votaram no seu trabalho para vencedor do prémio do público, “mais uma mostra da força que os portugueses podem ter quando acreditam em algo, quando se mobilizam por uma causa”.
 
“Se é verdade que dediquei muitas horas, anos, ao trabalho no Buçaco, não é menos verdade que este prémio o devo aos portugueses. O apoio de amigos, colegas e mesmo perfeitos desconhecidos foi indescritível, desde o primeiro dia das votações”, reconhece Milene Matos, que saiu vitoriosa entre milhares de votos distribuídos pelas vencedoras dos prémios nacionais de sete países.
 
Graças a esta dupla conquista, a bióloga vai ser agraciada com um montante total de 15.000 euros (5.000 correspondentes ao prémio do público e os restantes ao prémio internacional) e assegura que o valor vai ser devolvido ao próprio público por intermédio de uma estratégia que Milene Matos quer por em prática.
 
“Desta feita, não [vai ser devolvido] sob a forma de valores naturais ou serviços dos ecossistemas, mas de uma forma mais imediata. Tenho um plano, que verei se posso por em prática, de criar verdadeiras 'novas oportunidades' formativas e educativas a quem se envolva também no projeto e no espírito de solidariedade que o reveste”, promete a investigadora da UA.

Fundação já tinha distinguido outra portuguesa
 

Entregues pela Fundação Yves Rocher, os galardões nacionais e internacionais “Terre de Femmes” têm como objetivo distinguir mulheres que, por todo o mundo, contribuem para proteger a Natureza, agindo, simultaneamente, com vista ao bem-estar da sociedade. 
 
Vale a pena recordar que Milene Matos não é a primeira portuguesa a ser homenageada pela Fundação Yves Rocher. Em 2013, como o Boas Notícias avançou à data, a investigadora Marta Pinto, da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto, foi a grande vencedora do prémio internacional “Terre de Femmes”.
 
A bióloga conquistou o primeiro lugar na competição com o “FUTURO – Projeto das 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP)”, uma iniciativa que visa criar florestas urbanas com árvores nativas naquela região e que, até àquela altura, tinha já plantado mais de 19.000.
 
Ao longo de 13 anos, os prémios “Terre de Femmes” já reconheceram o trabalho de “compromisso pela Terra” de mais de 350 mulheres de todo o mundo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório