Ciência

Bioengenharia: Artigo português foi o mais lido do ano

Um artigo de autoria portuguesa foi o mais lido de 2014 da revista científica "Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering", publicação internacional de referência nos domínios da biomecânica e da bioengenharia.
Versão para impressão
Um artigo de autoria portuguesa foi o mais lido de 2014 da revista científica “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering”, publicação internacional de referência nos domínios da biomecânica e da bioengenharia, somando já mais de 1.400 acessos e figurando, também, entre os mais citados. 
 
O trabalho “Medical Image Registration: A Review” foi desenvolvido por Francisco Oliveira no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) sob a orientação de João Manuel Tavares, revela a instituição numa notícia publicada no seu site oficial. 
 
No artigo, publicado 'online' em 2012 e em papel no ano passado, os cientistas portugueses “apresentam o estado da arte relacionado com a área de registo, isto é, de alinhamento de imagem médica”, revendo as metodologias existentes e descrevendo, entre outros aspetos, os passos principais e as vantagens e desvantagens de cada uma.
 
Segundo João Manuel Tavares, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP que acompanhou Francisco Oliveira ao longo da realização do trabalho, “o artigo é de utilidade relevante para os investigadores que pretendam desenvolver novas metodologias de registo de imagem, em particular de imagem médica”.
 
Além disso, é útil para os especialistas que “pretendam selecionar e usar alguma das metodologias existentes nas suas aplicações”, explica João Manuel Tavares, que é também investigador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). 
 
Concluído em 2012, o trabalho de Francisco Oliveira, que é, atualmente, investigador na Universidade de Coimbra, foi também um dos distinguidos com Bolsas de Investigação a Programas de Doutoramento de Universidades Portuguesas promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian. 
 
Editada pela Taylor & Francis e indexada pela Thomson Reuters, a revista “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering” registou um fator de impacto (número médio de citações de artigos científicos) de 1.793 em 2014.
 
O objetivo da publicação é “proporcionar um meio para comunicação dos avanços feitos nas áreas da biomecânica e da engenharia biomédica e estimular o interesse nas tecnologias computacionais que emergem a todo o momento e que estão a ser utilizadas em trabalhos multidisciplinares”.

Clique AQUI para aceder ao artigo (em inglês). 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório