Ambiente

Big Brother das cegonhas regista 1º nascimento

Melhor do que qualquer telenovela ou reality-show, o projeto "Webcegonhas, Condoninho da Renata" dá a qualquer um, desde março de 2009, a possibilidade de acompanhar em direto a vida de um casal de cegonhas-brancas. Esta segunda-feira, as câmaras r
Versão para impressão
Melhor do que qualquer telenovela ou reality-show, o projeto “Webcegonhas, Condoninho da Renata” dá a qualquer um, desde março de 2009, a possibilidade de acompanhar em direto a vida de um casal de cegonhas-brancas. Esta
segunda-feira, as câmaras registaram o nascimento da cegonha Renata e
nas próximas horas deverão nascer mais duas crias.

O projeto acompanha a vida de um casal de cegonhas, Renata e Zacarias, com dois ninhos, através de duas câmaras (o utilizador pode seleccionar qual das câmaras quer ver) instaladas numa linha de alta tensão. O “Big Brother” versão cegonha funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

O Webcegonhas – Condoninho da Renata resulta de uma parceria entre o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Redes Energéticas Nacionais (REN) e está no ar desde março do ano passado.  

Além da divulgação e da sensibilização ambiental, o projeto pretende também dar a conhecer as acções que a REN desenvolve para a conservação da cegonha-branca.

O Webcegonhas – Condoninho da Renata não implica a captura nem a manipulação de indivíduos de cegonha-branca, mas apenas a filmagem de um ninho da espécie que vive em estado selvagem.  

O Programa Condoninho, que a REN pôs em marcha em 1993, surgiu para realojar um número crescente de famílias de cegonhas-brancas que elegiam os postes de electricidade para construir os seus ninhos.

Desde então, a REN já realojou mais de 1700 ninhos, com a instalação de plataformas em locais seguros para a nidificação e pela colocação de campânulas próprias para afastar as cegonhas das zonas perigosas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório