Gastronomia

Bifana portuguesa destacada no guia Lonely Planet

Depois dos rasgados elogios aos pastéis de Belém, o Lonely Planet rendeu-se agora a outra iguaria muito portuguesa: a bifana.
Versão para impressão
Depois dos rasgados elogios aos pastéis de Belém, o Lonely Planet rendeu-se agora a outra iguaria muito portuguesa: a bifana, tema principal de um artigo publicado no blogue Go Lisbon e escolhido para ser destacado naquele guia de viagens internacional.
 
O artigo em causa, publicado a semana passada, explica que a bifana – “um bife de porco salteado com alho e/ou especiarias para ficar quente e sumarento e depois colocado no pão – é tão tradicional no nosso país como o bacalhau, o peixe grelhado, o cozido à portuguesa ou “uma sobremesa tão apetitosa”, como, claro, os pastéis de Belém.
 
“A bifana é tão popular em Portugal que até o McDonalds lançou, recentemente, a McBifana”, continua a peça, que salienta que esta iguaria é, por norma, consumida ao almoço e acompanhada com uma tigela de sopa.
 
A região do Alentejo é descrita como o local de origem e excelência da bifana, “que terá nascido na cidade de Vendas Novas”, o que faz com que “a maioria dos habitantes locais digam que as melhores bifanas são feitas ali, representando um 'corte' em termos de qualidade quando comparadas com quaisquer outras”.
 
A diferença, salienta o artigo, prende-se com o facto de esta ser feita “com bife selecionado de porco preto, que é marinado e cozinhado num molho secreto”. Depois, “o pão é ligeiramente tostado, o que, em conjunto com a carne, forma um 'snack' delicioso e apetitoso”, acrescenta.
 
A quem queira experimentar o verdadeiro sabor alentejano, o blogue Go Lisbon informa que já não é necessário ir até lá para o fazer: praticamente todos os cafés ou bares têm bifanas no menu mas, para os curiosos em provar as mais genuínas, há sempre o quiosque Bifanas de Vendas Novas no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde a iguaria pode ser degustada a par de outros pratos e sopas típicos.

Clique AQUI para aceder ao artigo (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório