Ambiente

Bicicletas voltam a circular no paredão de Cascais

A propósito da celebração do Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de setembro, foi inaugurado o corredor ciclável no paredão entre Cascais e o Estoril, possibilitando a circulação de bicicletas cinco anos após a sua interdição naquela zona. Contudo, a C
Versão para impressão
A propósito da celebração do Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de setembro, foi inaugurado o corredor ciclável no paredão entre Cascais e o Estoril, possibilitando a circulação de bicicletas cinco anos após a sua interdição naquela zona. Contudo, a Câmara regulamentou um horário que visa garantir a segurança dos peões.

Durante a “época alta”, que se estende de 1 de abril a 31 de outubro, apenas é permitida a circulação de bicicletas nos dias úteis, a partir das 18h00 e até às 10h00. Na “época baixa”, entre 1 de novembro e 31 de março, a circulação de bicicletas é permitida a qualquer hora nos dias úteis, sendo que aos fins de semana e feriados só é possível fazê-lo entre as 18h00 e as 10h00.

Carlos Carreiras, vice-presidente da autarquia de Cascais e vereador do Ambiente, frisou a necessidade de se “desenvolver uma consciência cívica que ajude a promover a partilha do espaço em segurança, tanto por peões como por utilizadores de bicicletas”.

Citado pela página web do município, o autarca referiu “este projeto foi desenvolvido com grande prudência em conjunto com a Associação dos Amigos do Paredão e acredito que, a partir do momento em que as pessoas tomem consciência das regras, a utilização vai ser pacífica”.

Numa primeira fase, a fiscalização vai fazer-se de modo mais intenso, de modo a minimizar conflitos entre peões e bicicletas.

Recorde-se que a circulação de bicicletas no paredão foi proibida em 2005 pela autarquia “na sequência de acidentes graves que envolveram peões e bicicletas”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório