Cultura

Bibliotecas recuperam acervo histórico angolano

As Bibliotecas Nacionais de Portugal e Angola assinaram um protocolo para a conservação e inventariação do acervo histórico daquele país africano. Nesse sentido, 519 bobines de microfilmes de jornais angolanos foram, esta semana, entregues à Bibliote
Versão para impressão
As Bibliotecas Nacionais de Portugal e Angola assinaram um protocolo para a conservação e inventariação do acervo histórico daquele país africano. Nesse sentido, 519 bobines de microfilmes de jornais angolanos foram, esta semana, entregues à Biblioteca Nacional de Angola pela Fundação ESCOM, sediada em Luanda.

O material corresponde a 300 mil imagens de jornais angolanos, fruto do trabalho de conservação e microfilmagem da responsabilidade da Biblioteca Nacional de Portugal, efetuado desde o início do século XIX até à independência de Angola.

Em comunicado, a Fundação ESCOM – instituição que apoia projetos nas áreas da pesquisa e investigação científicas, educação e cultura – assegura ainda que esta é apenas a primeira tranche de microfilmagens a chegar à Biblioteca de Angola. Prevê-se que em 2011 sejam entregues os restantes materiais.

A ministra da Cultura angolana, Rosa Cruz e Silva, enalteceu a iniciativa: “Este material vai assim ajudar os nossos estudantes e pesquisadores a encontrarem a base para o seu trabalho. Está assim de parabéns a Biblioteca Nacional de Angola pelo desenvolvimento do projeto e a Biblioteca Nacional de Portugal, que cedeu este bem, assim como a Fundação ESCOM por aceitar apoiar este projeto”, declarou à Angola Press.

A assinatura do protocolo entre as Bibliotecas de Portugal e Angola, patrocinado pela Fundação ESCOM, data já de novembro de 2006.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório