Cultura

Biblioteca particular de Pessoa disponível online

Até agora, os 1140 volumes e correspondentes anotações que faziam parte da biblioteca particular do escritor apenas podiam ser consultados na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. No entanto, o acervo vai passar a estar disponível online, a partir desta q
Versão para impressão
Até agora, os 1140 volumes e correspondentes anotações que faziam parte da biblioteca particular do escritor apenas podiam ser consultados na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. No entanto, o acervo vai passar a estar disponível online, a partir desta quinta feira.

O anúncio foi feito pela própria Casa Fernando Pessoa, atualmente dirigida por Inês Pedrosa, que hoje, pelas 18h00, vai lançar oficialmente a Biblioteca Digital do autor português. Todos os leitores, em qualquer parte do mundo, podem assim aceder ao legado de uma das maiores figuras da literatura portuguesa em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=4326.

A digitalização, página a página, do acervo particular de Fernando Pessoa foi assegurada por uma equipa internacional de investigadores liderada por Jerónimo Pizarro, especializado na obra pessoana. De acordo com o Jornal de Notícias, a consulta pode ser feita por autor, ano, ordem alfabética ou categorias temáticas.

As páginas em que Fernando Pessoa deixou as suas anotações serão destacadas, bem como diversas interpretações sobre as suas motivações para a aquisição de determinadas obras.

Recorde-se que no dia 30 de novembro são assinalados os 75 anos da morte do escritor com a realização do II Congresso Internacional dedicado a Fernando Pessoa, de 23 a 25 de novembro, no Teatro Aberto.

[Notícia sugerida pela utilizadora Diana Barbosa]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório