Sociedade

Biblioteca online para invisuais no Porto

A Tiflos, associação de apoio a indivíduos com necessidades especiais, está a desenvolver o projeto para a fundação de uma biblioteca online de acesso gratuito para pessoas invisuais. Prevê-se que a Tifloteca entre em funcionamento no Porto, onde est
Versão para impressão
A Tiflos, associação de apoio a indivíduos com necessidades especiais, está a desenvolver o projeto para a fundação de uma biblioteca online de acesso gratuito para pessoas invisuais. Prevê-se que a Tifloteca entre em funcionamento no Porto, onde está sedeada a associação de solidariedade, a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A ideia partiu do fundador da Tiflos, Paulo Jesus, também ele portador de retinite vascular, uma doença oftalmológica que o impede de conseguir ler.

Criada há seis meses, a associação Tiflos tem como objetivo “melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas portadoras de necessidades especiais residentes em Portugal”. Por isso, o organismo está neste momento a angariar áudio-livros e procura também financiamento através das vendas na loja de produtos doados na associação, conta Paulo Jesus ao Jornal de Notícias.

Mas este é apenas um dos muitos projetos em curso: a Tiflo-solidariedade garante, há três meses, cabazes de alimentação a 15 famílias do Porto e o programa Tiflo-talentos promove o potencial das pessoas portadores de deficiência.

Em desenvolvimento, encontra-se outra ideia: “Nos dias stressantes que correm, uma massagem alivia o stress. Além disso, ao aderir a esta ideia está a garantir o posto de trabalho de uma pessoa cega”, referiu Paulo Jesus, referindo-se a uma oferta de massagens por 10 euros, realizadas por um terapeuta deficiente visual.

Para contribuir para esta causa, pode tornar-se sócio da instituição – o custo é de 10 euros e inclui uma massagem, ao passo que a quota mensal é de apenas um euro.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório