Ambiente

Berlengas: Ninhada de cagarras em direto na internet

Acompanhe a tempo real o crescimento de uma cagarras bebé, cujo o ninho está a ser gravado e transmitido no website do projeto Life Berlengas.
Versão para impressão
Acompanhe em direto o crescimento de uma cagarras bebé, cujo o ninho está a ser gravado e transmitido no website do projeto Life Berlengas.
 
Localizado na ilha da Berlenga, o ovo eclodiu no passado dia 19 de Julho e a cria pode agora observar-se no ninho, sozinha ou acompanhada dos progenitores. Neste canal é possível observar momentos especiais como a alimentação ou as visitas dos pais. 

As cagarras normalmente põem e incubam o seu único ovo em cavidades debaixo do solo, com pouca luminosidade.

Contudo, os raios de sol que entram neste ninho são suficientemente fortes para permitir uma imagem a cores entre as 15h e as 17h de cada dia. Durante o restante período de tempo, as imagens são maioritariamente a preto e branco.
 

Também pode companhar o ninho de cagarra na ilha do Corvo.


Uma carraga no seu ninho © SPEA

A cagarra é uma ave marinha essencialmente pelágica (de alto mar) que nidifica exclusivamente nos arquipélagos portugueses.

No arquipélago das Berlengas, a população foi estimada em 980 a 1070 casais em 2011. Desde a década de 1980 tem-se registado um aumento da população em 10.1% por ano, como resultado de medidas de conservação.

 
O projeto LIFE Berlengas visa a gestão sustentável do arquipélago das Berlengas, a oeste de Peniche. Tem como objetivos conservação de habitats, plantas endémicas e populações de aves marinhas e a promoção de uma utilização sustentável das Berlengas, focando três atividades chave: a pesca, atividades recreativas e turismo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório