iliving&trends

Bela Vista Silo Housing: Do industrial se fez o descanso

Está a imaginar os grandes silos agrícolas onde por vezes se armazenam cereais?
Versão para impressão
Agora pense num espaço de turismo rural onde pode descontrair e admirar o sossego da paisagem de Alfandega da Fé com todas as comodidades a que tem direito! Consegue juntar estas duas ideias? Se não conseguiu visualizar esta ligação tem de visitar o Bela Vista Silo Housing, o primeiro projeto do género na Europa.

Um casal de jovens trocou a cidade do Porto pela pacatez do campo e decidiu dar uma nova roupagem a antigos armazéns agrícolas. O jovem arquiteto desempregado e a profissional de marketing converteram os silos em espaços modernos. De design atrativo, e tipologia T0 em formato open space, cada habitação possui quarto, área de estar e casa de banho privativa.

A arquitetura curvilínea dos dois silos irrompe pelo meio da quinta de família onde brotam amendoeiras e oliveiras cultivadas em modo de produção biológica.

Cada silo divide-se em dois quartos: um superior com plataforma de acesso, varanda e janelas panorâmicas, e o do piso térreo, com um pátio exterior. No entanto, as quatro habitações, acrescidas com o quarto da casa principal, possuem ecrã plano, ar condicionado, cafeteira, minibar e forno micro-ondas e uma inesquecível vista de 270º.Captura de ecra¦â 2016-03-24, a¦Çs 09.58.57

Mas a envolvente não ficaria completa sem um espelho de água. Na verdade, a antiga piscina existente foi restaurada, ampliada e transformada numa piscina biológica com estação de tratamento de plantas.

Para os que ficaram com vontade de comprovar como algo tipicamente industrial deu vida a um empreendimento turístico pautado pela irreverência e inovação espacial, as tarifas rondam os 60 a 80 euros, com direito a pequeno-almoço. Também é possível passar pelo snack-bar do local e usufruir, mediante reserva, de um serviço de refeições.

O projeto Bela Vista Silo Housing existe desde 2013, mas só em julho do ano passado foi concluído e aberto a todos os amantes de turismo de natureza e de rotas culturais e paisagísticas, sem esquecer a componente gastronómica e vinícola da região transmontana. Beneficiando do apoio do Programa de Desenvolvimento Rural, o Silo Housing foi um dos vencedores do Prémio EDP Empreendedor Sustentável no ano de 2013, uma ação que ajudou na criação de autoemprego e no desenvolvimento do potencial económico de Trás-os-Montes.

www.belavistasilohousing.pt

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub