Cultura

BD: Obra de autor português distinguida em França

Paulo Monteiro, autor do livro de banda desenhada 'O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias', foi distinguido com o Prix Sheriff D'or 2013, em França. Aquela que é a primeira obra do escritor português foi a eleita pelos franceses para receber
Versão para impressão
Paulo Monteiro, autor do livro de banda desenhada 'O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias', foi distinguido com o Prix Sheriff D'or 2013, em França. Aquela que é a primeira obra do escritor português foi a eleita pelos franceses para receber o galardão, atribuído pela livraria Esprit BD.
 
Editado naquele país pela Six Pieds Sous Terre, com o título 'L'amour infini que j'ai pour toi', o livro tem sido alvo de várias críticas favoráveis por parte dos media especializados e também de jornais generalistas como, por exemplo, o 'Le Monde'.
 

“Fiquei muito surpreendido e feliz”, conta à Lusa, acrescentando que se trata de um prémio “importante” que irá “dar uma nova amplitude ao livro”. Segundo o mesmo, o Prix Sheriff D'or é seguido “com muito interesse na imprensa francesa e pelos leitores” e, por isso, a atribuição do prémio é “uma oportunidade fantástica de chegar a um maior público”. 

Num país onde o mercado de banda desenhada é “gigantesco”, a obra de estreia de Paulo Monteiro está também nomeada para melhor banda desenhada em outros dois prémios em França: o 'Prix Bulles De Cristal 2014', criado pela livraria Ange Bleu, e o 'Prix Lycéen De La Bd Midi-Pyrénées 2014', indicado pelos estudantes das escolas da região dos Pirinéus.
 
Natural de Vila Nova de Gaia, Paulo Monteiro é quem, atualmente, dirige a Bedeteca e o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Aos 46 anos, neste livro já premiado em Portugal, o autor junta dez histórias feitas entre 2005 e 2010, que versam, de uma forma poética e assombrada, sobre o amor e a sua impossibilidade.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub