Ambiente

Barreiro quer proteger mata e sapal

A autarquia do Barreiro pretende classificar a Mata da Machada e o Sapal de Coina como áreas protegidas locais, estando já em curso todos os estudos necessários para que a iniciativa possa concretizar-se. 
Versão para impressão
[Foto: © Margarida Matos]

A autarquia do Barreiro pretende classificar a Mata Nacional da Machada e o Sapal de Coina como áreas protegidas locais, estando já em curso todos os estudos necessários para que a iniciativa possa concretizar-se.

A Câmara do Barreiro pretende envolver a comunidade neste objetivo e, por isso, promove até 12 de setembro a participação da população nas ações de proteção da Mata da Machada e do Sapal de Coina.

“Queremos classificar estes dois locais. Estamos a realizar os estudos necessários, a estabelecer contactos e até já tivemos uma conversa com o secretário de Estado nesse sentido”, disse Nuno Banza, vereador do Ambiente, em declarações à agência Lusa.

A iniciativa foi reforçada este fim de semana, com a inauguração de um espaço de divulgação das duas áreas no Fórum Barreiro. “Este espaço não tem custos para a autarquia e é uma boa forma de chegar às pessoas, para que saibam mais destes locais”, explicou o autarca.

A Mata Nacional da Machada, constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada, situada entre as povoações de Coina, Palhais e Santo António da Charneca, é a única área florestal de razoável dimensão do concelho do Barreiro.

A área de 385,7 hectares é considerada o “Pulmão da Cidade”, um local privilegiado para atividades de recreio e lazer, com um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas.

Já o Sapal do rio Coina é pouco conhecido, mas é, desde sempre, um local eleito por aves e peixes para reprodução e berçário, especialmente desde o encerramento das indústrias mais poluentes da região.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório