Sociedade

Barcelos transforma escola abandonada em ATL

Devido ao encerramento de muitas escolas do Ensino Básico, coloca-se a dúvida sobre o que fazer aos edifícios que estão a ficar abandonados. No município de Barcelos, a autarquia está a apoiar projetos para assegurar a utilidade desses espaços, como
Versão para impressão
Devido ao encerramento de muitas escolas do Ensino Básico, coloca-se a dúvida sobre o que fazer aos edifícios que estão a ficar abandonados. No município de Barcelos, a autarquia está a apoiar projetos para assegurar a utilidade desses espaços, como o que está em curso na escola do Alvito S. Martinho.

A EB1 do Alvito S. Martinho, em Barcelos, estava encerrada. Estas férias voltou a abrir as portas não como escola mas como ATL. Depois do verão, o espaço vai ser utilizado para criar uma escola de música e de teatro.

A iniciativa “Férias na Escola”, que começou em julho e terminou a semana passada, integrou uma série de atividades, desde teatro, escrita criativa, cinema, desporto, e ainda experiências de agricultura, hipismo, passando pelo campismo até às caminhadas para conhecimento geográfico da freguesia de Alvito S. Martinho.

As crianças, que ficavam na escola desde manhã até ao final da tarde, foram acompanhadas ao longo das jornadas diárias por uma animadora sócio-cultural e por uma auxiliar de ação educativa.

A iniciativa partiu da Junta de Freguesia. “Sabemos que os pais enfrentam grandes dificuldades quando chega o período de férias da escola e não têm onde deixar os filhos, foi nesse sentido que pensámos neste projecto”, explicou o presidente da Junta, Manuel Lopes.

A iniciativa contou imediatamente com o apoio da autarquia. “É possível dar novas realidades aos espaços escolares que fecham. Este é um bom exemplo, desde logo, acarinhado pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos”, frisa a Vereadora Armandina Saleiro.

Só em Barcelos há 21 escolas primárias que este ano ficam fechadas por falta de alunos. Assim, a câmara municipal pretende doar estes parques escolares às freguesias que precisarem para atividades extraescolares ou outras inciativas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório