Cultura

Banda desenhada: Tintim comemora 85 anos de aventuras

Faz, esta sexta-feira, 85 anos que o jovem jornalista mais famoso do mundo se apresentou pela primeira vez ao mundo, no suplemento juvenil 'Le Petit Vingtième'. A 10 de Janeiro de 1929, Tintim e o companheiro canino Milu, idealizados pelo belga Georg
Versão para impressão
Faz, esta sexta-feira, 85 anos que o jovem jornalista mais famoso do mundo se apresentou pela primeira vez ao mundo, no suplemento juvenil 'Le Petit Vingtième'. A 10 de Janeiro de 1929, Tintim e o companheiro canino Milu, idealizados pelo belga George Remi (Hergé), saíam para as bancas e preparavam-se para revolucionar a banda desenhada com aventuras pelos quatro cantos do mundo. 
 
Nesta que foi a primeira vez que o jovem belga era publicado na imprensa, Tintim era apresentado por Hergé como um jovem jornalista do Petit Vingtième, enviado à antiga União Soviética onde acaba por se envolver em várias cenas de pancadaria. 
 
Daí e ao longo de mais de vinte obras, o autor levou Tintim para aventuras pelo Oriente e pelo oeste americano, em mar, em terra e até no espaço, uma vez que o repórter viajou até à Lua. Entre os títulos mais conhecidos estão 'A Estrela Misteriosa', 'Tintim no Tibete', 'Tintim no Congo' e 'As Sete Bolas de Cristal', todos eles traduzidos para 77 línguas diferentes e com um total de 230 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. 
 
2014 marca também os 80 anos de publicação da obra 'Os Charutos do Faraó', publicada em 1934 pela Casterman, que irá assinalar o aniversário com uma série de novidades emblemáticas, entre as quais o livro 'Secrets des Cigares du Pharaon', onde é feita uma análise à evolução do desenho de Hergé. 
 
O escritor belga morreu aos 76 anos em 1983, deixando por acabar o livro que se encontrava, na altura, a escrever: 'Tintim e Alpha-Art'. Em Portugal, todas as 24 aventuras de banda desenhada de Tintin publicadas até hoje encontram-se editadas pelas Edições ASA.
 
Em 2013, a Casterman e a empresa Moulinsart anunciaram a publicação de um novo livro protagonizado pelo jovem jornalista até 2052, para evitar que os direitos da obra de Hergé caiam no domínio público.
 
Em 2011, os realizadores Steven Spielberg e Peter Jackson juntaram-se para levar para o grande ecrã o filme 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne', estando já a preparar uma segunda produção inspirada no trabalho do autor belga.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub