Ciência

Balão metereológico lançado no Alentejo

Captou medidas científicas e imagens ao longo de percurso de 30 quilómetros até ao limite da estratosfera. O balão de grande altitude desenvolvido pelo projeto dos portugueses Spacebits cruzou os céus de Castro Verde no passado dia 30 de maio, numa v
Versão para impressão
[Foto: Spacebits]
Captou medidas científicas e imagens ao longo de percurso de 30 quilómetros até ao limite da estratosfera. O balão de grande altitude desenvolvido pelo projeto dos portugueses Spacebits cruzou os céus de Castro Verde no passado dia 30 de maio, numa viagem que foi transmitida na Internet.

Acoplada ao balão meteorológico de látex seguiu uma sonda com um computador de bordo. Os vários sensores integrados no equipamento permitiram recolher medidas como a pressão atmosférica, qualidade do ar, temperatura, humidade e coordenadas geográficas.

A viagem, com uma duração de três horas e meia, foi transmitida no site do projeto, no qual vão ser ainda divulgados vídeos e fotografias, captados por duas câmaras a bordo do balão. “A viagem foi um sucesso. Correu tudo bem. Todos os objetivos foram alcançados”, disse Celso Martinho, um dos membros da equipa e diretor técnico do portal Sapo, em declarações à agência Lusa.

O balão subiu quase até à mesosfera, “onde já se vê a curvatura da terra, o azul do planeta e o preto do espaço”, explicou ainda Celso Martinho. Ao atingir os 30 quilómetros de altitude, o balão inchou e estoirou, tal como previsto, mas a sonda foi recuperada em terra, onde aterrou em segurança com a ajuda de um pára-quedas.

A equipa provou, assim, ser possível “lançar um balão de grande altitude com poucos recursos financeiros”.

O próximo objetivo da equipa constituída ainda por Filipe Varela, Filipe Valpereiro e Fernando Afonso é “lançar vários balões em conjunto” e esperam contar com a colaboração de escolas e outras instituições interessadas em ciência para bater um recorde e entrar no Guiness.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório